Bem vindo(a) ao CENAPRO - Centro de Ensino e Aperfeiçoamento Profissional
 
 
 
 
 
  
NOTÍCIAS

18/04/2017
Saúde - Informação
Até que ponto a geração saúde é de fato saudável?
Endocrinologista fala sobre os perigos da restrição alimentar
Fazer exercícios físicos regulares, se alimentar bem e manter uma vida com hábitos saudáveis é bastante recomendado pelos profissionais da saúde e nunca fez mal a ninguém. Porém, tudo que é demais atrapalha e é sempre necessário existir o equilíbrio. Atualmente, a chamada geração saúde e a era da aeróbica, das refeições congeladas funcionais, chás e shakes de emagrecimento podem se tornar um grande perigo à saúde.

Segundo a endocrinologista de São Paulo, Cassandra Lopes Pauperio, viver em busca de um corpo livre de gorduras, desejar a famosa “barriga chapada”, restringir a alimentação e evitar o consumo de determinados nutrientes e alimentos para alcançar este ideal, apesar de gerar resultados rápidos traz grandes riscos para a saúde. “A gordura corporal também é importante para o organismo e faz parte da nossa fisiologia, ela é responsável por proteger o corpo contra choques mecânicos e regular a temperatura corporal. Além de ser um veículo de absorção das vitaminas A, D, E e K. E”, explica.

Alguns alimentos e nutrientes, como a lactose e o glúten, caíram na moda da restrição e cada vez mais produtos livres dessas substâncias são consumidos. “Pessoas que não sofrem com intolerância alimentar ou alergias a esses alimentos não devem retira-los da alimentação por conta própria. Restringir a lactose, por exemplo, é um grande erro, já que o leite é a principal fonte de cálcio para o organismo e sua reposição a partir de outras fontes é difícil”, comenta Cassandra.

A especialista ainda faz um alerta e explica que a melhor maneira de alcançar uma vida e corpo saudáveis é ter uma alimentação balanceada, sem exclusão de alimentos e nutrientes e praticar exercícios físicos periodicamente, de maneira saudável e sem abusos. “É preciso entender que ter equilíbrio é sempre o ponto chave. Além disso, é importante que as pessoas procurem a ajuda de um profissional para perder peso ou para a reeducação alimentar, mantendo uma vida saudável de forma correta e segura”, finaliza Cassandra.

Lifestyle

« Voltar
  
 
Desenvolvido por:
Centro de Ensino e Aperfeiçoamento Profissional - CENAPRO
CNPJ: 020.149.945/0001-87 - BELÉM/PA
Fone: (91) 3259-0673
TIM / Whatsapp: (91) 98101-2353
Oi: (91) 98713-3206
Sistema Antistress: